O prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) 2016, ano-base 2015, acaba hoje. O Fisco espera receber 28,5 milhões de declarações, mas até o último dia 25, apenas 16,8 milhões haviam sido entregues. Até às 11h de ontem, 965.693 declarações foram recebidas pela Receita Federal na 2ª Região Fiscal, que envolve o Pará e outros 5 Estados. No Pará, 423.166 contribuintes cumpriram a obrigação com o fisco federal e, até o final da noite de quarta-feira, 148.959 declarações foram entregues em Belém. Os contribuintes que perderem o prazo estarão sujeitos ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto apurado na declaração.

Para quem ainda não fez a declaração, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) recomenda atenção. “É importante manter a tranquilidade para preencher os formulários. Muitas inconsistências vêm de erros de digitação”, afirma o vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CFC, Luiz Fernando Nóbrega. Além disso, é importante reunir todos os documentos necessários, como informes de rendimentos, comprovantes de serviços médicos, odontológicos e plano de saúde, notas fiscais ou recibos que comprovem despesas com educação do contribuinte e dependentes legais, contribuição previdenciária para empregados domésticos, comprovantes de pagamento de aluguel e outros.

Para quem não conseguir reunir todas as informações no prazo, o melhor é entregar, ainda que com algumas inconsistências, e fazer retificação posteriormente. A entrega fora do prazo leva à multa automaticamente. 

(Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS