Pela terceira vez, a eleição para escolher a nova diretoria do Sindicato dos Rodoviários de Belém foi cancelada. A Justiça do Trabalho constatou irregularidades no processo eleitoral de ontem, denunciadas pelas chapas oposicionistas. Agora, o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8) deve autorizar a realização definitiva das eleições no prazo máximo de duas semanas. Até lá, o Sindicato não pode paralisar os coletivos e bloquear o trânsito, sob pena de multa.

SUPOSTA FRAUDE

Antes de amanhecer, representantes da Chapa 1 teriam levado as urnas para diversas garagens de ônibus da capital sem a presença das chapas 2, 3 e 4. Ainda pela manhã, os advogados da oposição entraram com petição junto ao TRT8 solicitando providências por conta de supostas fraudes que estariam ocorrendo no pleito. O corregedor regional, desembargador Gabriel Velloso Filho, designou dois oficiais de justiça para apurar as denúncias apresentadas. Após avaliação em 7 locais de votação, se decidiu pela suspensão do pleito. A decisão foi anunciada em reunião com os advogados das chapas.

O QUE A JUSTIÇA CONSTATOU 

Havia urna no Sindicato; listas de votação não estavam em todos os lugares; as mesas coletoras não tinham representantes de todas as chapas; havia segurança particular da chapa 1 em locais de votação.

(Michelle Daniel/Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS