A imagem original de Nossa Senhora de Nazaré estará mais perto dos fiéis a partir de hoje. A solenidade da descida do Glória - onde a imagem fica o restante do ano -, ocorrerá durante a missa das 18h, presidida pelo bispo da diocese de Ponta de Pedras, dom Teodoro Mendes Tavares.

O momento faz parte das comemorações pelo aniversário de 10 anos da elevação da Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré à categoria de Santuário Mariano da Arquidiocese de Belém. A imagem original retorna ao Glória na próxima terça-feira (31), dia do aniversário. 

A imagem original foi encontrada em 1700 por Plácido José de Souza, dando origem ao Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Antes do título de Santuário, a retirada da imagem original do Glória era feita apenas uma vez ao ano, sempre no sábado que antecede o Círio, como acontece desde 1968. 

“É uma oportunidade de estarmos mais próximos de Nossa Senhora e de agradecer pela sua intercessão junto a Deus pelas graças alcançadas”, disse Roberto de Souza, diretor coordenador do Círio 2016.

CURIOSIDADES SOBRE A IMAGEM

- Esculpida em madeira, a imagem original de Nossa Senhora de Nazaré tem 38,5 centímetros. 
- Acredita-se que a imagem tenha cerca de 340 anos. 
- O Santuário de Nazaré abriga, desde 1920, a imagem original, que fica no Glória, em uma redoma de vidro. 
- Desde então, só deixou o interior da Basílica Santuário em situações excepcionais, como na procissão do Círio 200 (1993) e na visita do Papa João Paulo II a Belém (1980).

(Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS