A igreja católica de Belém realiza, na manhã de hoje, a partir das 7h, no Portal da Amazônia, a celebração de Corpus Christi. A missa será celebrada pelo arcebispo metropolitano da capital, Dom Alberto Taveira Corrêa, e pelo bispo auxiliar Dom Irineu Roman. A cerimônia que, tradicionalmente reúne todo o clero e membros das 86 paróquias da Arquidiocese, deve atrair cerca de 5 mil pessoas, segundo a organização. Após a missa, haverá a Procissão de Corpus Christi, saindo da orla do Portal Amazônia até Catedral Metropolitana de Belém, na Cidade Velha. 

                                                                                                                       Foto: Celso Rodrigues/Diário do Pará

CAPANEMA

Em Capanema, nordeste do Estado, a celebração reflete sobre o tema: “Corpus Chisti: 40 anos de misericórdia de Deus”. A solenidade começa às 7h com uma missa, presidida pelo bispo da Diocese de Castanhal, Dom Carlos Verzeletti, na Igreja Matriz. Em seguida, a procissão sai às ruas. Às 10h, será celebrada outra missa no município. 

À noite, às 18h, ocorre a programação cultural, que segue até as 23h. A procissão de Corpus Christi em Capanema é, desde o ano de 2001, patrimônio histórico e cultural do Pará. Corpus Christi é a celebração em que a Igreja celebra o Santíssimo Sacramento da Eucaristia; sendo o único dia do ano que ele sai em procissão. A organização da festa espera reunir 20 mil fiéis.

(Pryscila Soares/Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS