Os Ministérios da Saúde, do Meio Ambiente, a Sala Nacional de Coordenação e Controle, em parceria com governos estaduais e municipais, promovem, até o final do ano, mutirões para recolher pneus guardados e descartados de forma inadequada. No estado do Pará, 6 municípios estão na campanha.

A ação ocorre no dia 19 de setembro para recolher o máximo de toneladas de pneus. Até agora 10 estados já aderiram à campanha e iniciaram as ações. O objetivo é reduzir possíveis focos do mosquito Aedes aegypti nos pneus que, quando expostos, podem acumular água parada e favorecer a proliferação do vetor transmissor da dengue, zika e chikungunya.

O material, recolhido com a participação da população, vai para empresas de reciclagem ou para destinação adequada. A ação está voltada aos imóveis próprios e comerciais, terrenos e pátios vazios. Isso porque a indústria já é obrigada por lei a recolher e reciclar seus produtos após a vida útil e, segundo dados de 2015, essa reciclagem atingiu 93,7% da meta estabelecida pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente.

Porém, ainda há descarte inadequado por parte dos consumidores, que não devolvem os pneus aos pontos de revenda. Borracheiros autônomos, que abandonam os pneus sem valor comercial em locais impróprios serão fiscalizados. A campanha é voltada também para a população. Quem tem pneu usado guardado em casa, ou abandonado próximo a sua residência deve leva-lo aos pontos de coleta.

(Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS