A Campanha Nacional de Multivacinação segue até o próximo dia 30 em todo o País. Porém, muitos pais estão enfrentando dificuldades para vacinar os filhos em algumas salas de vacinação de Ananindeua, Região Metropolitana de Belém. Quando chegam aos locais, os moradores são informados de que não há vacinas disponíveis. Os funcionários têm orientado o público a procurar unidades de saúde mais distantes de suas residências. Foi o que aconteceu com a turismóloga Glaucy Lhamas, 31, que mora no conjunto Guajará II, bairro do Coqueiro. Mãe de dois meninos gêmeos, de 10 anos, ela relatou que, na última sexta-feira (16), às 15h, procurou uma unidade de saúde da travessa WE-80, que fica perto da sua casa. Mas o local estava fechado.

De lá, ela foi até a unidade do Estratégia Saúde na Família, na Rua 15, e foi orientada a procurar o posto do Conjunto Cidade Nova VI ou do bairro Paar. Ao chegar à unidade da Cidade Nova VI, também não havia vacina. Para verificar a denúncia, a reportagem do DIÁRIO percorreu as unidades citadas, como a do Paar, o ESF do Guajará II, e também as unidades da WE-80 e da Cidade Nova VI, situada na travessa WE-72. Apenas no Paar havia vacinas.

Já no ESF da Rua 15, sem se identificar, uma atendente informou que a sala de vacinação está trancada, já que o material não estaria sendo repassado pela Prefeitura. O mesmo ocorre na unidade do conjunto Cidade Nova VI. Um funcionário, sem se identificar, disse que faltam vacinas há mais de 4 meses. A população é direcionada para unidades, como a do Cidade Nova IV e Paar. Na unidade da WE-80, a funcionária Angélica Santos disse que a vacinação está regular. Porém, o motoboy Jefferson Oliveira disse que ontem foi informado de que só teria vacina no próximo sábado (24), dia “D” da campanha.

SOBRE AS VACINAS

A Secretaria de Saúde de Ananindeua (Sesau) informou que abastece com vacinas todas as unidades de saúde normalmente.

A Sesau informa, também, que vai enviar uma equipe nas unidades citadas para verificar a denúncia.

(Pryscila Soares/Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS