Com a proximidade do Círio de Nazaré, a procura pelos ingredientes do tradicional almoço do Círio, em especial, o pato, tucupi e o jambu, aumentam nas feiras livres e nos supermercado de Belém. O Projeto Nascente, desenvolvido pela Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe), realizará mais uma edição do Feirão do Círio para comercializar cerca de 500 patos vivos, criados na Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel.

No ano passado, foram comercializados mais de 250 patos e toda a renda arrecadada foi revertida em prol do Projeto Nascente. Em 2016, cerca de 500 aves serão comercializadas em três feirões.

No Nascente, além da criação dos palmípedes os internos desenvolvem o cultivo de plantas ornamentais, olericultura (exploração de hortaliças), fruticultura, meliponicultura (criação de abelhas), tubérculos (vegetal cultivado embaixo da terra), suinocultura (criação de porcos) e compostagem (adubo orgânico).

Novidades

Em 2016, além das aves (entre machos e fêmeas), serão comercializados ainda, o tucupi, jambu e a farinha de mandioca, produzidos também por detentos do Projeto Nascente, na CPASI.

O 3º Feirão do Pato do Círio será realizado na sexta-feira (30), no prédio-sede da Susipe, localizado na rua dos Tamoios, n. 1592, no bairro de Batista Campos.

Já no dia 01/10, os animais serão comercializados no "Sábado Rural", que acontecerá nas Ceasa. No dia 06/10, os animais serão vendidos no Projeto "Ceasa Perto de Casa", que ocorrerá no Ginásio do Campus III da Universidade do Estado do Pará (UEPA), na avenida João Paulo II, no bairro do Marco, em Belém. As patas custarão R$ 40 e os patos R$ 60. 

(Com informações da Agência Pará)

MAIS ACESSADAS