No dia que marca seu aniversário de 150 anos, o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) comemora a data junto ao público, contando sua história e apresentando novidades. O Parque Zoobotânico, casa mais antiga e conhecida do Museu, será o palco da festa, que vai acontecer na próxima quinta-feira, 6 de outubro.

Além de poder visitar toda a área do parque, o público poderá conferir, no interior do pavilhão expositivo, a abertura do “Salão 150 anos”. O salão comemorativo é dedicado às ações, itens e vídeos especiais do aniversário, além de abrigar “Museu e Você”, uma mostra afetiva formada por fotografias feitas por visitantes do Museu.

O valor do ingresso é de R$3 (inteira) e R$1,50 (meia-entrada) para estudantes. Crianças com até 12 anos de idade incompletos, idosos com mais de 60 anos de idade e pessoas com deficiência têm direito à gratuidade. Profissionais da Educação têm acesso gratuito mediante apresentação de documento que comprove a condição.

HISTÓRIA

O Museu foi criado no 6 de outubro de 1866. Nessa data, na então capital da Província do Grão-Pará, acontecia o primeiro encontro da Associação Filomática, grupo que reunia “amigos” e apoiadores da ciência. Esse é o ponto de partida do Museu Paraense, espaço de pesquisa, lazer e educação e instituição de ciência mais antiga da Amazônia. Atualmente, o Museu Paraense Emílio Goeldi é um instituto de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações do Brasil (MCTIC) e uma das três maiores instituições brasileiras em termos de coleções científicas.

(Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS