As ruas da cidade de Jacundá, no sudeste paraense, amanheceram cobertas de “santinhos”, contrariando recomendação do Ministério Público Estadual que havia dito às coligações e candidatos do município que cumprisse a Legislação Eleitoral atinente ao derrame de material impressos jogado em vias públicas e, principalmente próximo aos locais de votação.

A recomendação partiu do promotor eleitoral, Sávio Ramon, que sobre o assunto disse o seguinte: "É vedado o derrame de material de propaganda no local de votação ou nas suas proximidades, no dia de votação ou em sua véspera" em ato de recomendação enviado as instituições e responsáveis pelas campanhas eleitorais. Ainda de acordo com o promotor, todo material excedente deveria ser entregue na Delegacia de Polícia de Jacundá a partir das 22h de sábado, 1º.

A reportagem esteve em vários locais de votação e ouviu alguns eleitores sobre o assunto. “Muita sujeira”, disse Suely Marinho dos Santos, que votou na escola Rosália Correia. Na escola João Pinheiro o derrame de santinhos se repetiu, a exemplo da escola Maria da Glória Rodrigues Paixão. Nesta última havia material até mesmo no interior da unidade escolar.

A 69ª Zonal Eleitoral tem 34.656 votantes, distribuídos em 212 seções eleitorais.

(DOL, com informações de Antonio Barroso /Jacundá)

MAIS ACESSADAS