Mães, pais e outros interessados em aprender o manuseio do sling, prática milenar de amarrações feitas nos tecidos usados para carregar os bebês, podem aprender nesta quinta-feira (6) mais sobre o tema com uma oficina prática que será oferecida no encerramento da “Semana Internacional de Incentivo ao Uso do Sling”. O evento é gratuito.

A Semana Internacional é um evento mundial – e que, no Brasil, é realizado em aproximadamente 40 cidades – e busca fortalecer a cultura do sling.

“Embora seja milenar, o uso do sling tem se popularizado cada vez mais. Era uma tradição que ficou perdida durante um tempo, mas que hoje voltou com muita força”, explica Danielle Moura, 29 anos, doula e uma das organizadoras da Semana.

Segundo Danielle, as vantagens do sling são diversas, tanto para os pais e mães quanto para os bebês. Uma dos principais benefícios é a praticidade, já que o acessório permite que o pai ou a mãe fiquem com as mãos livres, enquanto carregam a criança e a deixam em posição confortável.

Para o bebê, a prática do sling traz mais vantagens ainda, segundo Danielle. “A criança fica muito mais calma, ela desenvolve menos gases, dorme melhor. É cientificamente comprovado que os bebês que têm as demandas afetivas supridas pelos pais por meio do sling tem maiores chances de não serem adultos inseguros”, explica a doula.

RECOMENDAÇÕES E CUIDADOS

O sling é recomendado desde o momento do nascimento, mesmo para bebês prematuras, mas a prática deve ser feita com cuidado e orientação. “Deve ser respeita a posição fisiológica do bebê, para que ele não tenha prejuízos depois. Se você o coloca de maneira incorreta, isso pode trazer vários problemas no futuro”, comenta Danielle.

As oficinas de sling surgem como meio para formar e orientar as mães, os pais e cuidadores que querem aderir à prática. Por isso, além dessa edição em outubro, a oficina deve ser realizada nos meses seguintes, de maneira gratuita.

Além da oficina de sling, o encerramento do evento terá pintura de barriga, dança circular das mães com bebês e sorteio de brindes. Ele será realizado no auditório do Laboratório Sabin Belém (Travessa Castelo Branco, 912). Mais informações: 9 8704-3240 (Danielle Moura)

(DOL)

MAIS ACESSADAS