A categoria dos analistas-tributários da Receita Federal de todo o Brasil paralisa as atividades a partir dessa segunda-feira (24) até a próxima quarta-feira (26), pedindo alterações em um Projeto de Lei enviado ao Congresso Nacional e que pode afetar negativamente a classe, de acordo com o sindicato. Em Belém, haverá ato na manhã dessa terça-feira (25).

De acordo com Tales Queiroz, presidente do Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal (Sindireceita) no Pará, o ato nacional é contra o texto original do Projeto de Lei 5.864/2016, que prevê a reestruturação da carreira de auditoria.

Os analistas-tributários alegam que, pelo Projeto de Lei, o Governo praticamente os excluiu de diversos funções que atualmente são exercidas pelos analistas.

A esperança da classe reside em alterações feitas pelo relator de uma Comissão Especial da Câmara dos Deputados, que incluiu propostas consideradas positivas para diversas categorias da Receita Federal.

“Só que a Receita Federal está fazendo pressão junto ao Ministério da Fazenda para manter o projeto original na íntegra”, explica Tales Queiroz.

Para pedir a aprovação do projeto substitutivo proposto pela Comissão Especial, cerca de oito mil analistas-tributários, de acordo com o Sindireceita, devem participar dos atos pelo Brasil.

Em Belém, será realizada uma manifestação em São Brás, em frente à Delegacia da Receita Federal, às 9h, com panfletagem e conscientização para a causa da classe.

(DOL)

MAIS ACESSADAS