Cerca de 60 mil pessoas devem visitar os cemitérios públicos de Belém, amanhã, Dia de Finados. Contudo, os espaços continuam em estado de abandono. Insegurança e falta de limpeza estão entre as reclamações mais citadas pelos visitantes dos cemitérios dos bairros do Bengui, Tapanã e Marambaia. Na sexta-feira (28), a reportagem foi até o São José, na passagem Alegre, no Bengui. A primeira impressão que se tem é de que ali é um terreno abandonado. O muro está quebrado. Dentro, o mato toma conta. 

Cansados dessa situação, os próprios zeladores do lugar se reúnem às vésperas do Dia de Finados para retirar o lixo, capinar a entrada e tentar deixar o São José um pouco mais limpo para que as pessoas possam visitar quem ali está enterrado. “O cemitério do Bengui virou lixão a céu aberto e está esquecido pela Prefeitura de Belém”, afirmou o zelador Eurico Barroso, 42 anos, que trabalha no local desde sua inauguração, há cerca de 20 anos. No Tapanã, uma equipe fazia a limpeza no Cemitério Municipal, na rodovia do Tapanã. A atividade surpreendeu a manicure Ivanete Barros, 42, que visita o jazigo do filho há 8 anos, já que não costuma ver esse tipo de ação por lá. O cenário frequente é de abandono, segundo ela. “É uma falta de respeito muito grande com as famílias e os entes queridos aqui enterrados. Normalmente é muito perigoso, a gente vem com medo”, relatou. Mesmo com as adversidades, Ivanete não deixa de visitar o jazigo do seu filho. Rotineiramente, capina, limpa e pinta o espaço.

SÃO JORGE

Na Marambaia, o Cemitério São Jorge, na rua da Mata, estava com o mato capinado e com sinais de recente limpeza. Porém, o reflexo do descaso continuava presente. Alguns túmulos ainda estão cobertos por mato e as placas que indicam as alamedas estão enferrujadas e sem informações. A autônoma Maria Felicidade, 56, vende há 12 anos velas e flores na entrada do cemitério. Segundo ela, a sujeira e a insegurança afastam os visitantes. “Não tem Guarda Municipal aqui faz tempo e essa limpeza que fizeram nesta semana não é comum”, disse.

(Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS