Seguindo movimento que já está em execução em vários estados, a Universidade Federal do Pará foi ocupada nesta segunda-feira (7) por alunos que protestam contra a PEC 55, proposta que prevê redução nos investimentos em áreas como saúde, educação e ciência.

No Pará, várias instituições já foram ocupadas, como a Ufopa, na última semana. A ocupação foi cercada de polêmica, principalmente por conta da reprovação do ato feita por outros alunos, que chegaram as discutir com os ocupantes.

Veja fotos da ocupação:

A Universidade Federal do Pará (UFPA), se manifestou através de note e considerou legítima a forma de manifestação e reivindicação de investimentos através dos próprios alunos.

“A Universidade Federal do Pará (UFPA) informa que reconhece a legitimidade, respeita e dialoga com os movimentos contrários à aprovação pelo Congresso Nacional da Proposta de Emenda Constitucional 55/2016, que congela por vinte anos os gastos públicos.

Conforme declarado em Nota Oficial de seu Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), datada de 25/10/2016, a UFPA espera que o Governo e o Congresso Nacional, em entendimento com a sociedade, construam uma solução para a crise fiscal que preserve a capacidade de investimento público em Educação, Ciência e Tecnologia, garantindo um ciclo de desenvolvimento com inclusão e superação da pobreza e da desigualdade.”

(DOL)

MAIS ACESSADAS