Foi aprovado na manhã desta quarta-feira (9), pela Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), o Projeto de Lei 365/2015 que institui que nas cédulas de identidade emitidas no Pará deverão constar o tipo sanguíneo e fator RH do portador. A proposição foi do deputado Chicão (PMDB).

A justificativa do autor do PL é baseada no fato de muitas vezes acontecer do cidadão sofrer, por exemplo, um acidente em via pública e ser socorrido por desconhecidos, levado para o hospital e precisar de transfusão de sangue com urgência para que a vida seja salva.

No entanto, a equipe médica fica sem fazer o procedimento por não saber o exato tipo sanguíneo e fator RH da vítima e a espera pode ser tarde demais.

Com a implementação da Lei, autor do PL prevê mais agilidade na hora do atendimento a um paciente que esteja inconsciente (Foto: Reprodução)

O projeto apresentado prevê que a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) faça a inserção do tipo sanguíneo ( A, B, O e AB ) e RH, que pode ser negativo ou positivo, na cédula de identidade de todos os cidadãos paraenses.

De acordo com o projeto de Lei, a medida deverá ser aplicada nas cédulas emitidas a partir de Janeiro de 2017.

"É uma medida simples, mas importante que poderá salvar a vida de milhares de pessoas na hora de uma emergência", ressaltou o deputado.

(DOL)

MAIS ACESSADAS