Centenas de pessoas lotaram o Forte do Presépio, em Belém, na noite de ontem, para acompanhar o fenômeno da Super Lua. Os curiosos começaram a chegar ao local ainda de dia para observar o astro. Desde o início da noite, a expectativa era grande, mas na maior parte do tempo, a lua ficou encoberta por nuvens, o que deixou o público ainda mais ansioso. 

VEJA A GALERIA

Enquanto a atração da noite não aparecia, as pessoas observaram o Planeta Vênus, que também estava brilhante no céu. O fenômeno já ocorreu ao menos 6 vezes em 2016, mas ontem foi a primeira vez em que a lua cheia surgiu no ponto mais próximo da Terra. 

FENÔMENO

Segundo Luís Crispino, coordenador do Núcleo de Astronomia (Nastro) da Universidade Federal do Pará, a Super Lua tem diâmetro até 15% maior do que a lua cheia comum e 30% mais brilhosa. 

A equipe do Nastro levou para o local três telescópios, que ajudaram a observar detalhes da lua, como crateras, montanhas e relevos. Aos olhares da multidão, a Super Lua finalmente apareceu às 19h48. A dentista Caroline Araújo, 40, acompanhou com outras 12 pessoas da família. “Acho importante acompanhar esse momento raro”.

NÚMEROS

1948 - Foi o ano em que a última Super Lua foi vista, antes do fenômeno de ontem.

2034 -A próxima Super Lua só deve ocorrer em 18 anos.

(Leidemar Oliveira/Doário do Pará)

MAIS ACESSADAS