Continuam as buscas às vitimas do naufrágio da embarcação Luar C, ocorrido no dia 7 de dezembro, no Rio Pará, próximo ao município de Ponta de Pedras, no Arquipélago do Marajó. Oficialmente, 4 pessoas morreram no acidente, 43 sobreviveram e 7 seguem desparecidas. Ontem, o navio-sonar, que participa das buscas a cerca de dois quilômetros do Furo do Carnapijó, em Barcarena, encontrou uma nova mancha a 27 metros de profundidade com as mesmas dimensões da embarcação que está desaparecida. 

Próximo ao local de buscas, outra mancha havia sido encontrada na terça-feira (13), mas foi descartada a possibilidade de ser o barco naufragado. De acordo com as informações dos órgãos envolvidos nas buscas, o navio-sonar foi adaptado, com tecnologia aprimorada e hoje será analisada a forma com que as buscas vão continuar.

Na manhã desta quinta-feira (15), equipes continuaram nas buscas. Pela proximidade a algo resistente na Baía, equipes pensaram ter encontrado a embarcação, o que não foi confirmado. Via telefone, o CIOP dos Bombeiros informaram que ao longo da manhã nenhuma novidade sobre o caso foi registrada e nenhum um corpo foi descoberto.

DIFICULDADES

O Corpo de Bombeiros atua no serviço de resgate que conta com o apoio da Marinha do Brasil e da Capitania dos Portos. Todas as medidas de busca e salvamento estão sendo adotadas pelo 4º Distrito Naval, segundo nota oficial da Marinha. “Apesar das condições meteorológicas desfavoráveis, marcadas por tempo instável, com fortes ventos ocasionais e muita chuva, todos os esforços estão sendo despendidos em prol da localização dos desaparecidos”, diz a nota. 

SEM AUTORIZAÇÃO

Segundo a Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos (Arcon) a embarcação não era autorizada a fazer o transporte intermunicipal de passageiros, sendo alvo de notificação de fiscais da agência no dia 11 de novembro.

(Com informações de Wal Sarges/Diário do Pará e Dario Pedrosa/Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS