No ponto de partida, na avenida Serzedelo Corrêa, em Belém, as músicas natalinas tocadas em ritmo de marchinha, deixavam o ambiente ainda mais festivo. Em seguida, cerca de 600 pessoas tomaram as ruas do centro da cidade, na manhã de ontem, na XXVI Corrida do Papai Noel. Mais do que uma competição, o evento foi uma grande confraternização.


Aos 67 anos, a aposentada Deuzarina da Silva aproveitava a música para se aquecer durante a concentração. Envolvida pelo clima de confraternização, ela destacava que o mais importante era se divertir. “Eu participo da corrida desde 2009. Eu fui corredora no passado”, lembrava. Vestida com a camisa do evento e um gorro de Papai Noel, Deuzarina estava cheia de disposição para seguir até o final do percurso, que encerrou na Praça Batista Campos. “Eu tenho energia para ir até o final. Aprendi a andar de bike aos 66 anos. É a nossa melhor fase”.

FESTA

Para onde se dirigisse o olhar, o clima de confraternização entre os participantes era evidente. Ao longo do percurso era comum ver pessoas se reencontrando e se cumprimentando. Quando avistavam o Papai Noel, todos faziam questão de registrar o momento com fotos. Vestido de rena, o cantor Eloi Iglesias era o responsável por ‘puxar’ as marchinhas em cima do trio elétrico.

A terapeuta ocupacional Roberta Belo, 41, participa do evento desde a sua criação, 26 anos atrás. “Já é uma tradição. Na verdade isso aqui não é uma corrida, mas sim uma grande reunião de famílias”. Para manter o legado, Roberta participa da ação na companhia da sua filha Alana Belo, de 4 anos. Para a mãe, o final de ano não seria o mesmo sem a corrida. “Quando encerra o ano a gente já começa a pensar como será o próximo”.

Coordenador da corrida, José Maria Souza lembra que, quando começou, o evento reunia atletas. Mas, com o passar dos anos, se transformou no encontro de pessoas em geral. “Como o tempo também foi passando para os corredores, virou a corrida da família. Cada um começou a trazer os filhos, os netos, os amigos...”, disse, agradecendo a todo o momento pela presença 
dos participantes.

(Cintia Magno/Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS