O Governo do Estado do Pará divulgou nesta quinta-feira (22), no Diário Oficial do Estado, o Processo Seletivo que contrata servidores temporários para preencher vagas no Departamento de Trânsito do Estado (Detran).

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores de Trânsito do Estado do Pará  (Sidtran), há sete anos o órgão não realiza concurso público para preenchimento de vagas e emitiu uma nota de repúdio após a decisão do Governo do Estado. Um dos diretores do Sindetran, Élison Oliveira, falou sobre o processo e a postura do governo.

"Essa prática do governo é antiga e burla os direitos, já que não contratam pessoal por meio de concurso público, mas sim "criam" um processo e chamam apenas os apadrinhados. Somos contra isso tudo. O governo alega que não há dinheiro para realizar concurso e sabemos que não é verdade.Há sete anos não acontece concurso no órgão, os interiores e Belém está com déficit no quadro de pessoas", disse Élison.

O Sindtran disse ainda que  o serviço público no Pará possui mais de 7 mil servidores temporários e que o governo não cumpre os Termos de Ajustes de Conduta (TAC) junto ao Ministério Público do Estado (MPE) e Ministério Público do Trabalho (MPT), em vários órgãos, como o Instituto Médico Legal (IML), Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe) e Detran.

Em nota, o Detran informa que o processo seletivo em curso atende uma demanda emergencial e está de acordo com as diretrizes da gestão pública.

O DOL fez contato com a Secretaria de Administração do Estado (Sead), e aguarda posicionamento. 

(DOL)

MAIS ACESSADAS