A Ufra vai receber R$ 1,1 milhão do Ministério da Integração Nacional. Serão utilizados na implantação de uma unidade fornecedora de ração. Este projeto da instituição contempla os municípios de Acará, Bujaru, Concórdia do Pará e Tomé-Açu, no nordeste paraense.

Já a UFPA vai disponibilizar R$ 250 mil para investir no aperfeiçoamento do sistema de monitoramento de temporais e desastres naturais.

O ministro Helder lamentou o fato de o município de Vitória do Xingu não ter sido contemplado desta vez com os recursos. “Vitória do Xingu está em situação adimplente, mas ainda não respondeu a todos os requisitos exigidos para poder receber os recursos. Estar adimplente junto ao Cauc (Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias) é uma delas. Tenho certeza de que em 2017 conseguiremos trazer recursos para a cidade”, disse o ministro.

FISCALIZAÇÃO

O superintendente da Sudam, Paulo Roberto Correia, destacou que o órgão é quem assumirá a responsabilidade de repassar para as prefeituras os recursos já garantidos pelo Ministério da Integração Nacional. “O ministério repassa o investimento para a Sudam, que vai acompanhar a utilização dos recursos”, pontuou Paulo.

Na prática, ele explicou que as prefeituras e as universidades já contam com o dinheiro em caixa, porém estas entidades terão de apresentar à Superintendência o projeto para qual os recursos foram destinados. “A Sudam fará a analise técnica e, se aprovado, vai liberando os recursos conforme o projeto for sendo executado”, destacou Paulo Correia.

A deputada federal Simone Morgado, que participou das assinaturas dos convênios, destacou que o ministro Helder Barbalho tem atuado fortemente para garantir investimentos para todo o Brasil, em especial para o Pará. “Os recursos disponibilizados hoje serão usados, por exemplo, em estradas e isso contribui para o desenvolvimento do Estado e para potencializar o escoamento da produção”, disse. 

SEM PARTIDARISMO

Recursos foram disponibilizados para os municípios independentemente do partido dos prefeitos

(Denilson D'Almeida/Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS