O Ministério da Integração Nacional e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento fecharam acordo de cooperação, publicado no Diário Oficial da União, que garantirá a conclusão das obras do Terminal Pesqueiro Público de Belém.

A partir deste acordo, o Ministério da Integração Nacional vai investir mais de R$ 33 milhões na conclusão das obras civis, elaboração de projetos e licenciamentos para que o terminal de 32,5 mil metros quadrados, situado na Rodovia Arthur Bernardes, no Tapanã, às margens da Baía da Guajará, possa impulsionar o desenvolvimento regional e avançar em projetos de Arranjos Produtivos Locais (APL) ligados ao programa Rota do Peixe, que é parte do projeto Rotas da Integração Nacional, uma iniciativa do ministério da Integração. O objetivo principal do programa é promover a inclusão produtiva e a integração econômica de regiões menos desenvolvidas do país a mercados nacionais e internacionais de produção, consumo e investimento.

O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, assinou acordo com Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para terminar obras no local (Foto: Agência Brasil)

COOPERAÇÃO

O acordo também inclui as obras da Unidade de Beneficiamento de Pescado de Jacundá às margens do Lago de Tucuruí, no município de Goianésia do Pará. As duas estruturas estão localizadas em regiões com grande potencial pesqueiro e aquícola no estado. Belém, por exemplo, é o maior polo de pesca do Pará.

“Este acordo de cooperação permite que o Ministério da Integração Nacional conclua o Terminal Pesqueiro e a Unidade de Beneficiamento de Pescado para garantir infraestrutura logística adequada e fortalecer a atividade pesqueira no Pará”, disse o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho.

A implementação da ação consiste na promoção de iniciativas conjuntas dos dois ministérios, com o objetivo de dar condições de beneficiamento, armazenagem e comercialização do pescado da região, não só em âmbito nacional como também para exportação. O Pará é considerado um dos maiores produtores de pescado do país.

PARA ENTENDER

O terminal terá 32,5 mil metros quadrados e está situado na Rodovia Arthur Bernardes, no Tapanã, às margens da Baía do Guajará.

(Érica Ribeiro)

MAIS ACESSADAS