Centenas de fiéis, segundo a organização do evento, participaram, na tarde de ontem, da procissão de São Sebastião, na paróquia dedicada ao santo, na Sacramenta, em Belém. Durante cerca de uma hora de caminhada pelas ruas do bairro, os devotos pediram bênçãos e louvaram o santo padroeiro.

VEJA A GALERIA

Considerada uma das festividades religiosas mais tradicionais da cidade, a procissão de São Sebastião é realizada desde 1939, quando a igreja era apenas uma capela. “No início, participava um grupo pequeno de 50 pessoas. Hoje, pelo menos 4 mil fieis acompanham a festividade”, destaca o pároco Pedro Francisco.

Este ano, a programação religiosa tem como tema “São Sebastião, defensor de vida, ajudai-nos a cultivar e guardar a criação”, em preparação à Campanha da Fraternidade de 2017, que será lançada em março. Considerado o advogado das epidemias e doenças contagiosas, São Sebastião era um soldado romano. Foi condenado por praticar a fé cristã e, mesmo ameaçado, continuou com suas atitudes de fé e fraternidade em prol dos mais necessitados.

Punido, foi amarrado a um tronco e flechado. Depois de salvo, manteve os valores cristãos. Presente à celebração, o bispo auxiliar de Belém, Dom Irineu Roman, afirmou que os cristãos devem seguir o exemplo de Sebastião. “Vivemos um momento sofrido de crise, violência e corrupção, mas não podemos desanimar”, recomendou. 

DEVOÇÃO

A aposentada Josinete Dias, 51, é devota e recorda a graça alcançada de voltar a andar, após ter o corpo paralisado por um acidente de carro. “Entreguei minhas pernas e ele me curou”, comentou.

(Leidemar Oliveira/Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS