Um possível surto de febre Chikungunya está preocupando moradores do município de Xinguara, região sul do Pará. Nas três primeiras semanas deste ano já foram registrados 174 casos de suspeitas da doença.

Alguns bairros apresentam índices de infestação predial de 17%, estando muito acima do percentual máximo de 1% recomendado pelo Ministério da Saúde. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Xinguara, até o momento foram confirmados dois óbitos. Outros três casos estão sob investigação.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), já foi feito um pedido ao apoio do Ministério da Saúde, que atua com a investigação e reforço de medicação, entomológica e clínica dos casos graves suspeitos, com o apoio de uma equipe do Instituto Evandro Chagas. 

A Chikungunya

A febre Chikungunya é uma doença parecida com a dengue, causada pelo vírus CHIKV. Seu modo de transmissão é pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado e também pelo mosquito Aedes albopictus.

Em geral, os sintomas são febre acima de 39 graus, de início repentino, e dores intensas nas articulações de pés e mãos – dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer, também, dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele. Cerca de 30% dos casos não chegam a desenvolver sintomas.

(Com informações do Portal Amazônia)

MAIS ACESSADAS