Mais de duas toneladas de pescado ilegal foram apreendidas esta semana no Lago de Tucuruí, em ações conjuntas de fiscalização do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-bio) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Tucuruí. Parte do pescado estava sendo transportada em malas de viagem.

Do total apreendido, uma tonelada foi capturada apenas na manhã desta quarta-feira (1). 

Segundo a gerente da região administrativa de Tucuruí do Ideflor-bio, Mariana Bogéa, a parceria com o município é de grande importância para garantir o cumprimento da legislação vigente. “As ações em conjunto são necessárias para que este trabalho seja feito com sucesso. Isto também possibilita a manutenção dos estoques pesqueiros em níveis que permitam a sustentabilidade da atividade na região”, explicou.

Paralela a esta ação, ainda nesta quarta-feira o Ibama de Marabá fez a apreensão de uma embarcação de pesca com 1,3 tonelada de pescado, no município de Goianésia do Pará, na localidade conhecida como Porto Novo. A ação também teve o apoio do Ideflor-bio. 

A região do Lago de Tucuruí ainda está no período de defeso, que vai de 1 de novembro de 2016 a 28 de fevereiro deste ano. Nestes dias a atividade da pesca comercial fica proibida. 

O objetivo é garantir a reprodução das espécies, portanto, o respeito à legislação é fundamental para a manutenção da atividade da pesca sustentável.

(Com informações da Agência Pará)

MAIS ACESSADAS