Segundo informações da Agência Brasil, o calendário de saques de contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) deve ser anunciado pelo governo no dia 14 de fevereiro. O cronograma de liberação do dinheiro ainda não foi divulgado oficialmente, mas os saques deverão ocorrer de acordo com o mês de aniversário do trabalhador. A notícia é o suficiente para mexer com os ânimos do trabalhador brasileiro, ansioso para saber se está ou não na lista dos que terão direito a este benefício. 

Poderão ser sacados os valores de todas as contas inativas do FGTS até 31 de dezembro de 2015, sem limite de retirada. As contas inativas do FGTS são as que não recebem mais depósitos do empregador porque o contrato de trabalho foi suspenso. O trabalhador pode consultar a existência e o saldo de contas inativas do Fundo de Garantia por meio do site da Caixa, SMS, nas agências do banco e pelo aplicativo do FGTS.

Segundo o portal “Meu Bolso Feliz”, de acordo com o que foi anunciado, funcionaria assim: o dinheiro guardado e vinculado a empregos antigos, dos quais os trabalhadores pediram demissão ou foram demitidos, poderá ser retirado, independente do valor acumulado.

Apesar da novidade não ter sido regulamentada, o anúncio oficial foi feito pelo governo ainda no final de 2016 como uma forma de reanimar a economia. Afinal, segundo a Caixa Econômica Federal, existem 18,6 milhões de contas inativas no país, com saldo total de R$ 41,4 bilhões. Em outras palavras, muita gente tem um bom dinheiro para receber. Mas é importante ficar atento: “O benefício pode ser muito interessante e existe motivo para ficar animado, mas é preciso que o beneficiado não esqueça do principal objetivo desse fundo: assistência em caso de demissão, aquisição de moradia e ajuda na aposentadoria e em caso de doenças graves. Por isso, é importante ter em mente o que fazer com esse valor”, alerta Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC Brasil. 

COMO SABER?

Muitas vezes, o trabalhador sabe que tem um fundo de garantia, mas não sabe exatamente quanto tem guardado. Se esse é seu caso, você tem algumas maneiras de descobrir qual valor que tem direito: é possível consultar o saldo no site da Caixa ou do próprio FGTS e através de aplicativo para smartphones e tablets. É possível ainda fazer um cadastro para receber informações do FGTS por mensagens no celular ou por e-mail.

(Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS