Desde a noite de quarta-feira (1º), ficou impossível para os moradores ficarem na porta de suas residências, segundo relato dos moradores da avenida 25 de Setembro, em Belém. O motivo? O forte odor causado pelo lixo, que não está sendo recolhido pela Prefeitura. Sacolas de lixo doméstico e entulhos estão acumulados em frente as residências, calçadas e muros em todos os bairros da Grande Belém.

"Todos dos dias tenho o costume de sentar na porta de casa à noite, pegar um vento. Meus vizinhos brincam com os filhos nas calçadas, mas não está sendo possível fazer isso, por causa desse acúmulo de lixo", relata Maria Costa.

Veja a galeria de imagens

Ananindeua: conjunto tem lixão e buracos

A Prefeitura de Belém confirmou ao DOL que houve atraso na coleta de lixo domiciliar. Um dos fatores é o bloqueio - por manifestantes - do lixão de Marituba, onde é feito o descarte do material. A Prefeitura disse que já comunicou a situação ao Ministério Público Estadual, à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e à Polícia Militar, no entanto, não deu prazo para que o serviço seja retomado. Enquanto isso, há muita reclamação da população. 


Calçada repleta de sacos de lixo na avenida 25 de setembro (Foto: DOL)

"De ontem para hoje, não deu para ficar nem na sala de casa de casa, porque estava fedendo muito. Tive que fechar a porta e janela e ir para o quarto assistir televisão”, reclamou Mayara Corrêa.

Além do forte cheiro, animais procuram por alimentam e acabam espalhando ainda mais o lixo nas vias. 

Avenida Almirante Barroso: nem vias do centro da cidade escapam da sujeira (Foto: DOL)

Vários bairros da cidade, como Marco, Pedreira, Jurunas, Curió, Terra Firme, Nazaré, Jurunas, entre outras, estão com o mesmo problema. 

No comércio, lixo toma conta da sua, atrapalhando os veículos e os consumidores @BelemNoticiass @Belem_Noticias @doldiarioonline pic.twitter.com/A7TFvhKA91

— Alex Bruno (@alexbruno19) 3 de março de 2017
— LUIS CLAUDIO COSTA D (@diosouza1976) 3 de março de 2017
— Notícias do PARÁ🇧🇷 (@NoticiasdoPARA) 3 de março de 2017

@BelemNoticiass @diariodopara Como em toda a Cidade, aqui no Residencial Parklandia está sem coleta de lixo desde a última sexta feira 24.02

— João Filho (@joaofilho68) March 3, 2017

As reclamações sobre a ineficiência da coleta de lixo não é de hoje. Em janeiro deste ano, a equipe de reportagem do DIÁRIO percorreu ruas da capital e flagrou situações caóticas. "A cidade inteira está suja. Até nas principais avenidas a gente vê lixo espalhado. É uma tristeza", disse à época a dona de casa Rosa Menezes, de 61 anos, moradora do bairro Curió Utinga.

Segundo ela, na comunidade onde mora, a coleta de lixo tem sido falha, atraindo insetos e contaminado ainda mais o bairro. “E nesse tempo de chuva, a situação piora. A água fica contaminada e a gente corre risco de pegar doenças”, avalia.

O DOL entrou em contato com a Prefeitura de Belém para saber quando o serviço de coleta de lixo deverá ser normalizado e qual orientação para os moradores nesse período que o serviço não está sendo realizado e aguarda retorno. 

A rua da sua casa ou do seu trabalho também está coberta de lixo? Mande fotos para o DOL: redacao@diarioonline.com.br ou 98412-6477 (whatsapp).

(DOL)

MAIS ACESSADAS