Belém amanheceu na manhã desta quarta-feira (15) sob uma forte neblina que pegou de surpresa muitas pessoas que acordaram cedo. Por conta do fenômeno, muita gente perdeu a hora e acabou ficando um tempo a mais na cama. O clima ameno durante a madrugada, com temperatura de aproximadamente 20º, contribuíram para a formação da neblina. No entanto, a principal explicação para o acontecimento, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), está na forte chuva que desabou em Belém ontem.

De acordo com José Raimundo Souza, coordenador do 2º Distrito de Meteorologia no Pará, o nevoeiro é resultado da combinação de ventos calmos, declínio de temperatura e umidade alta. 'Não é todos os dias que ocorre em Belém, mas é um fenômeno normal, tanto em épocas chuvosas como em outros períodos do ano', observa. Ele afirma ainda que a fenômeno também pode fazer com que as nuvens cheguem até o solo, resultando em nevoeiros. 'A combinação de ventos calmos com umidade alta e fumaça resulta em nevoeiros, mais comuns em estradas', diz.

O clima ameno durante a madrugada, com temperatura de aproximadamente 20º, contribuíram para a formação da neblina. Registro feito em Ananindeua pela internauta Carla Azevedo.

Além dos nevoeiros, o coordenador ressalta que a névoa úmida também é um fenômeno comum. 'A diferença está na visibilidade, porque o nevoeiro pode ser muito ou pouco denso. Quando é muito forte, pode impedir até pousos e decolagens de aviões.' afirma.

Ainda segundo o Inmet, a previsão é que o tempo continue nublado a encoberto, com pancadas de chuva.  A máxima é de 32º e a mínima de 23º. 

Se você presenciou o fenômeno mande sua foto pra gente. Envie um email para galeria@diarioonline.com.br e  participe da nossa galeria.

(DOL)

MAIS ACESSADAS