Uma empresária de 31 anos, que prefere ter a identicidade preservada, procurou a reportagem do DOL para denunciar um agente da Secretaria Municipal de Transportes de Ananindeua (Semutran), que teria transformado uma simples ocorrência de trânsito em uma exposição de truculência e abuso de autoridade.

A vítima foi abordada em uma blitz neste sábado (25), por volta das 12h, na avenida Independência próximo à avenida Mário Covas, em Belém.

“O agente Diego nos abordou e mostramos os documentos todos em dia. Ele começou a demorar e depois mandou o meu marido descer do veículo, dizendo que o pneu estava careca e que por isso seria apreendido. Justificamos que não estava e que mesmo assim, estávamos com o estepe e que poderíamos trocar, mas aí ele já mandou colocar o veículo no guincho, com o carro todo aberto, com as nossas coisas todas dentro, foi aí que eu comecei a filmar”, conta revoltada.

Empresária tirou fotos para mostrar as condições do veículo. (Foto: Arquivo Pessoal)

A empresária acusa o agente de agressão. “Quando eu comecei a gravar ele bateu na minha mão e pegou o meu celular dizendo que eu não poderia estar filmando e que isso era desacato a autoridade. Só estávamos questionando os nossos direitos e mesmo assim levaram o veículo”, desabafa.

A vítima conta que teve o apoio de outros agentes e policiais que estavam na operação, por também entenderem que a atitude do agente estava incorreta. “Quem me passou o nome dele foi um outro agente que disse que não concordava com a situação. Inclusive, um PM que estava no local disse que o agente não poderia apreender o meu celular e por isso ele me devolveu. É muita truculência nessas blitz. Vocês podem estar corretos, mas eles sempre vão te arranjar um problema”, critica.

No Termo de Retenção e Remoção de Veículos (TRRV), as observações feitas pelo agente são de “pneus traseiros com banda de rodagem lisa, não possível sanar no local” e que o “condutor dificultou a fiscalização do agente de trânsito”.

Vítima mostra multa recebida e justificativas apontadas pelo agente. (Foto: Arquivo Pessoal)

A ocorrência foi registrada na Seccional da Cidade Nova.

Em nota, a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria de Transporte e Trânsito  (Semutran), informa que até o momento não foi comunicada oficialmente sobre o ocorrido, mas solicita à empresária que sofreu esta suposta agressão que procure a ouvidoria do órgão para que seja formalizada a denúncia, mediante as provas citadas na solicitação deste veículo de comunicação para o fato seja apurado.

A Semutran ressalta que é veementemente contra qualquer tipo de atitude que venha a prejudicar qualquer cidadão e se, comprovada a irregularidade de conduta do agente de trânsito, vai tomar as devidas providências administrativas e legais.

(DOL)

MAIS ACESSADAS