A importância da prevenção das alergias é o principal objetivo da Semana Mundial da Alergia, que terá uma programação especial em Belém, no próximo dia 06. O evento promovido pela Regional Pará da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia, faz parte da iniciativa World Allergy Organization responsável pela escolha de temas relevantes para a comunidade científica e o público em geral.

Neste ano, o assunto escolhido para o debate é a urticária, que é uma doença alérgica recorrente nos consultórios dos especialistas. A programação é gratuita e está aberta a todo mundo, desde profissionais, estudantes da área de saúde, paciente e pessoas que queiram saber mais sobre este problema.

Segundo a presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia-Regional Pará, a médica Carmen Lara Costa, a urticária foi escolhida como tema do evento por ser uma doença prevalente e universal, que altera bastante a qualidade de vida de um paciente, despertando interesse geral. “Promover a oportunidade de informar e debater sobre a urticária ajudará em uma melhor forma de lidar com a enfermidade. Além disso, muitos são os mitos, dúvidas e preconceitos a respeito da doença o que dificulta o tratamento”, ressalta.

E de acordo com a imunologista e secretária titular da Regional Pará da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia, Bianca Pinheiro, a urticária é uma reação alérgica caracterizada por lesões de pele, empoladas e avermelhadas que podem coçar bastante. Os fatores que estão relacionados ao desencadeamento da alergia estão relacionados ao frio, calor, pressão, vibração, além de outras patologias. “Também há estudos que associam os problemas psicológicos ao desenvolvimento do problema”, explica a médica.

Outro aspecto importante que será abordado no evento são as informações relacionadas ao controle e tratamento da urticária, que devem ter o acompanhamento médico especializado, medicamentos antialérgicos, além dos hábitos alimentares equilibrados e o estilo de vida saudável.

Serviço

Semana Mundial de Alergia

Local: Rua Senador Manoel Barata, 1508, entre Rui Barbosa e Quintino

Horário: 19h às 21h

Inscrições gratuitas por telefone ou por mensagens de whatsapp através do número: 982-153-360 ou pelo e-mail: alergiapara2017@gmail.com

(DOL com informações da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia)

MAIS ACESSADAS