plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

DOL E DIÁRIO lançam projeto sobre animais

É quase que impossível não se dobrar aos encantos dos bichinhos de estimação. E também nos revoltamos quando sabemos de alguma notícia de maus-tratos e abandono desses amigos do homem. Além disso, é importante saber que os animais que criamos em casa, tam

É quase que impossível não se dobrar aos encantos dos bichinhos de estimação. E também nos revoltamos quando sabemos de alguma notícia de maus-tratos e abandono desses amigos do homem. Além disso, é importante saber que os animais que criamos em casa, também chamados pets, precisam de cuidados especiais para ter uma boa saúde. Pensando nisso, o DIÁRIO DO PARÁ e o DOL criaram o projeto SOS Pets, que pretende disseminar boas práticas e orientações que podem tornar a existência desses animais bem mais tranquila e oferecer dicas de serviço.

Nas próximas semanas, serão publicadas uma série de 12 matérias sobre os mais variados assuntos dentro dessa temática: boas ideias, dicas de higiene, cuidados com a alimentação, informações sobre acolhimento e adoção de bichos abandonados, ideias para se fazer em casa, dentre outras informações importantes. O grande momento da campanha será a CãoMinhada Feliz, marcada para o dia 21 de maio. As inscrições devem ser feitas na TV RBA (Av. Almirante Barroso, 2190), mediante doação de 2kg de ração.

RETORNO

O gerente de Marketing do Grupo RBA, Hamilton Pinheiro, acredita que, além de tocar em um tema atual e que tem sido bastante debatido, o DIÁRIO e o DOL prestam um serviço à sociedade com o projeto. “Além de conscientizar as pessoas, vamos passar informações e orientações ao público. É um serviço ao nosso leitor”, diz.

A analista de Marketing Manoela Souza, que participou da elaboração do projeto, lembra que ideias simples e de baixo custo, como transformar bacias em camas e criar estruturas onde a ração fique disponível para animais de rua, são iniciativas que a campanha estimula. “São atitudes legais que custam tão pouco, e que podem ser implantadas em Belém, em diversas áreas”, diz a analista.

Ludmila Aires, gerente de Marketing da União Química Farmacêutica Nacional, que representa as marcas Helfine e Hysteril - patrocinadoras do projeto -, explica que apoiar esse tipo de iniciativa é inerente à empresa, tida como referência na prescrição de medicamentos veterinários. “Em um mundo que ainda tem muito presente questões como abandono, negligência e crueldade animal, é fundamental endossar esse tipo de projeto”, destaca Ludmila.

As publicações também trarão dicas para cuidar de animais de rua (Foto: Divulgação)

Domesticação de cães e gatos ocorreu há milhares de anos

A domesticação de animais começou há aproximadamente 12 mil anos, quando nossos antepassados criaram animais para comer, como raposas e lobos. Mas ao longo da história, nossa relação com os animais mudou. Aos poucos, fomos percebendo que eles poderiam ajudar na caça e proteção dos habitats, como os cachorros. O homem também passou a domesticar animais para usar como matéria prima de roupas, transporte e agricultura.

O cão é o mais antigo animal domesticado pelo ser humano. Teorias dizem que o cachorro que surgiu do lobo cinzento no continente asiático há mais de 100 000 anos. Ao longo dos séculos, através da domesticação, o ser humano realizou uma seleção artificial dos cães por suas aptidões, características físicas ou tipos de comportamentos. O resultado foi uma grande diversidade de raças caninas, as quais variam em pelagem e tamanho dentro de suas próprias raças, atualmente classificadas em diferentes grupos ou categorias. As designações vira-lata (no Brasil) ou rafeiro (em Portugal) são dadas aos cães sem raça definida ou mestiços descendentes.

Os gatos-domésticos atuais são uma adaptação evolutiva dos gatos-selvagens africanos, o que faz com que estes possuam diversas características em comum com os grandes felinos selvagens. No entanto, cruzamentos entre diferentes espécimes os tornaram menores e menos agressivos aos humanos. Eles surgiram há cerca de 12 milhões de anos, expandindo-se a partir da África até alcançar as terras onde atualmente está o Egito. Os egípcios o primeiro povo a adotar os gatos como animais de estimação, há 5 mil anos a. c. Os gatos de estimação são muito mais sensíveis do que os gatos bravos, pois foram habituados a viver na casa das pessoas.

Campanha Projeto SOS Pets

O DIÁRIO DO PARÁ e o DIÁRIO ONLINE (DOL) publicarão uma série de 12 matérias relacionadas aos animais de estimação, sempre aos domingos e quinta-feiras (DIÁRIO) e segunda e quartas (DOL), sobre alimentação, saúde, comportamento, entre outros temas relacionados ao mundo animal.

O projeto tem o patrocínio da Helfine, Hysteril e do Help Fast Delivery.

Reprodução

(Carolina Menezes/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias