Professores da rede estadual de ensino do Pará iniciaram iniciaram nesta terça-feira (18) uma paralisação de 48 horas das atividades em todo o Estado. O movimento faz parte de uma série de ações para protestar contra a mudança na regulação de direitos trabalhistas e contra o corte de investimentos na educação.

Entre as principais reivindicações da categoria, estão o pagamento do piso salarial aos professores, maior investimento na infraestrutura das escolas e a diminuição do valor da contribuição ao Iasep. A categoria também protesta contra a reforma trabalhista, o projeto de terceirização e a reforma da previdência, que entre outros pontos, aumentará a idade mínima para a aposentadoria, permitirá que os cargos de professores sejam ocupados por terceirizados e acabará com a aposentadoria especial do magistério para novos concursados e para mulheres com menos de 45 anos e homens com menos de 50.

Os trabalhadores irão se reunir na tarde de hoje, às 14h, na Secretaria de Estado de Administração Pública (Sead), no cruzamento da Avenida Almirante Barroso com a travessa do Chaco, no bairro do Marco, em Belém, onde será realizada uma audiência pública para discutir a resolução sobre educação especial. 

(DOL)

MAIS ACESSADAS