O vídeo enviado por um internauta do DOL mostra a avenida Augusto Montenegro, uma das principais de Belém, completamente alagada após a chuva que caiu na tarde desta quarta-feira (19).

No vídeo é possível ver muitas pessoas ilhadas na parada de ônibus que fica em frente a um supermercado no perímetro no bairro do Tapanã, enquanto veículos são parcialmente cobertos pela água, colocando em risco quem precisa trafegar pelo local.

Leia também: 

Chuva causa alagamento em vários pontos da cidade

Forte chuva causa alagamentos em Belém

Chuva deixa vias alagadas em Belém

Moradores sofrem com os constantes alagamentos em Belém

Quem também enfrenta o drama de constantes alagamentos é o operador de máquinas Anacleto Santos, que mora da rua Rui Barata, entre a avenida Augusto Montenegro e a rua Yamada, no bairro do Parque Verde, em Belém.

Segundo Anacleto, que mora há mais de 20 anos no local, os alagamentos são recorrentes. Basta cair uma chuva para que a rua fique alagada e a água invada as residências.

“Há muitos anos os próprios moradores jogam aterro, mas nada dá jeito. Até a própria Prefeitura esteve aqui jogando aterro durante as eleições, mas precisamos mais que isso. A água chega a invadir as casas quando a chuva é muito forte”, desabafa o morador.

Morador enfrenta dificuldades ao trafegar pela rua após a chuva. (Foto: Via WhatsApp)

O DOL entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) para saber se o alagamento na Augusto Montenegro é motivado pela obra em andamento do BRT; se há previsão de alguma ações de limpeza e desentupimento dos bueiros nos bairros citados e quais ações a Sesan está realizando em áreas de constantes alagamentos em Belém.

Em nota, a Prefeitura de Belém esclarece que a avenida Augusto Montenegro não possui rede de drenagem, o que dificulta o escoamento da água que acontece de forma superficial. As obras do BRT em toda a avenida contemplam implantação de tubos para solucionar esse problema.

(DOL)

MAIS ACESSADAS