Os municípios do Pará apresentam um dos piores índices de saneamento do Brasil. Somente 4,9% das residências possuem coleta de esgoto. O abastecimento de água chega a pouco mais de 47% da população e esse é um dos motivos que têm levado muitos prefeitos a pedir apoio do senador Jader Barbalho (PMDB), em Brasília. Muitos municípios sofrem com a falta de água tratada. Quando o pedido de socorro chega ao gabinete em Brasília, o senador recorre à Superintendência da Funasa no Pará. A fundação tem como uma de suas missões levar água tratada a municípios com até 50 mil habitantes.

O superintendente regional da Funasa, Jardel Rodrigues da Silva, esteve em reunião com o senador Jader em Brasília, na última semana. Com sede em Belém, cabe à regional fornecer aos municípios paraenses o sistema de abastecimento. O sistema, segundo informou o superintendente, inclui a captação, o tratamento, reservatório, sistema de redistribuição e ligações
domiciliares de água.

INVESTIMENTOS

Jardel também lembrou que foi durante o governo de Jader Barbalho que o Pará recebeu os maiores investimentos em saneamento básico. “A Funasa é um dos órgãos mais importantes do Governo Federal, é uma fundação de promoção da saúde pública que faz a inclusão social por meio de suas ações de saneamento”, lembrou o senador Jader, que parabenizou o superintendente pelo trabalho que vem desenvolvendo.

(Luiza Mello/Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS