Exames para detecção de câncer, principalmente os de próstata e de mama, mais frequentes na população brasileira, podem virar alvo de campanhas em todo país. Projeto de lei aprovado ontem pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados obriga a União, estados e o Distrito Federal a promover campanhas semestrais de incentivo à realização de exames especializados. O parecer pela aprovação foi dado pela deputada federal Elcione Barbalho (PMDB), relatora da proposta na comissão.

O PL 7150/14 de autoria do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), propõe a promoção de campanhas oficiais em todo o Brasil como ferramenta para conscientizar a sociedade sobre a seriedade dessas doenças e a necessidade de prevenção.

A deputada Elcione lembrou que o câncer de próstata e de mama são as neoplasias mais frequentes. “O diagnóstico pode ser feito de forma simples, barata e praticamente sem riscos para o paciente. Por isso é necessário difundir esclarecimentos à população, para que se submetam aos testes diagnósticos”, frisou.O câncer de próstata é o segundo tipo da doença que mais afeta os homens no Brasil, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. No mundo, é o sexto tipo mais comum, representando cerca de 10% do total de cânceres.

O câncer de mama é outra grande preocupação, uma vez que é o mais incidente na população feminina brasileira. No mundo, fica em segundo lugar, perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer José Alencar (Inca), a taxa de mortalidade por câncer de mama ajustada pela população mundial apresenta uma curva ascendente e representa a primeira causa de morte por câncer na população feminina brasileira.O projeto de lei segue agora para a Comissão e Constituição e Justiça e de Cidadania.

(Luiza Melo/Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS