Faltando menos de 20 dias do fim da 19ª Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe, apenas 218,3 mil procuraram os postos de saúde no estado do Pará. O número representa 11,3% do público-alvo do estado, formado por 1,4 milhão de pessoas consideradas mais vulneráveis para complicações da gripe. Em todo o país, apenas 13,5 milhões de pessoas foram vacinadas, o que representa 27,5% do público-alvo, formado por 54,2 milhões de pessoas. A meta, neste ano, é vacinar 90% desse público até o dia 26 de maio, quando termina a campanha. O Dia D de mobilização nacional para vacinação ocorrerá no sábado,dia 13 de maio. 

O Ministério da Saúde adquiriu 60 milhões de doses da vacina, garantindo estoque suficiente para a vacinação em todo o país. A coordenadora Nacional do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Carla Domingues, alerta sobre a importância do público-alvo se imunizar dentro do prazo de vacinação para evitar a gripe e seus possíveis agravamentos. “É de fundamental importância que a população-alvo busque, o quanto antes, os postos de vacinação para garantir a proteção contra a influenza, principalmente neste período, que antecede oinverno”, destacou. 

Entre os públicos-alvo no estado do Pará, os trabalhadores de saúde registraram a maior cobertura vacinal, com 19,9 mil doses aplicadas, o que representa 17,7% deste público, seguido pelos idosos (13,7%) e professores (13%). Os grupos que menos se vacinaram são os indígenas (5,5%), as crianças (8,3%), as puérperas (10%), e as gestantes (10,6%). Entre as regiões do país, o Sul apresentou o melhor desempenho em relação à cobertura vacinal contra a influenza, com 48,5%.

(Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS