Uma operação denominada SOS Gavião Real resgatou 157 animais silvestres, que estavam em mantenedouro no município de Capitão Poço, no nordeste do Estado. 

Entre as espécies resgatadas, estavam gaviões, macacos, onças, quati e quelônios. Os animais resgatados pela equipe de fiscalização foram destinados para instituições como Mangal das Garças, Parque Zoobotânico de Carajás e Centro Nacional de Primatas, cumprindo determinação judicial.

Para o secretário Adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental, Thales Belo, a operação contempla a missão da secretaria, que é promover a gestão ambiental assegurando a preservação e a conservação do meio ambiente. “Nós fazemos um trabalho de forma a garantir a proteção da biodiversidade, sendo que a destinação dos animais requer uma atuação específica que atente para as peculiaridades das espécies”, apontou.

A gerente da Fiscalização de Fauna e Recursos Pesqueiros da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Francisca Solange Luz, enfatizou que a fiscalização se baseou em um trabalho de monitoramento e informações analisadas pela equipe. "A operação visa proporcionar o bem estar dos animais, tendo-se a preocupação de encaminhá-los a lugares com espaços adequados e acompanhamento profissional", destacou.  

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), por meio da Diretoria de Fiscalização, trabalhou em parceria com a Gerência de Fauna e Flora, Aquicultura e Pesca (Gefap), Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-bio) e Universidade Federal do Pará (UFPA).

(Com informações da Agência Pará)

MAIS ACESSADAS