Alunos do turno da noite da Escola Estadual Rui de Paratininga Barata, localizada na avenida dos Tucanos, no conjunto Paraíso dos Pássaros, em Val-de-Cans, em Belém, protestaram em frente ao colégio, na noite de ontem, pela falta de professores na unidade. Com faixas e cartazes em mãos, eles cobravam da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) uma solução ao problema e ocuparam os dois sentidos da via por cerca de uma hora.

Segundo os estudantes, o problema da falta de professores se concentra nas turmas do 3º ano do Ensino Médio e teria começado desde o mês de fevereiro, quando eles passaram a contar somente com três matérias na grade curricular de ensino. “Hoje contamos apenas com professores de matemática, biologia e filosofia. Não sabemos o motivo de não termos as outras matérias, mas já completamos 3 meses com esse problema”, denunciou Edcarlos Melo, aluno da instituição.

A grande preocupação dos discentes é que a falta de professores vai comprometer o aprendizado, sobretudo em relação à participação deles no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), deste ano. “Como vamos nos preparar para o Enem, se não temos professores? Além disso, a nossa própria formação do ensino médio vai ser de péssima qualidade”, indagou Luís Carlos Sousa, aluno.

A equipe de reportagem tentou falar com a direção da escola, mas não conseguiu. Por telefone, a assessoria da Seduc afirmou que a secretaria vai promover o Processo Seletivo Simplificado (PSS) para a contratação de professores e, consequentemente, atender o problema da escola Rui de Paratininga Barata.

(Alexandre Nascimento /Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS