Cinco adolescentes, custodiados no Centro Socioeducativo Masculino (CSEM), no bairro do Sideral, em Belém, fugiram na noite deste domingo (21).

Segundo a Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), as causas estão sendo apuradas pela equipe técnica da unidade.

Entretanto, monitores relatam que os adolescentes foram resgatados por homens armados que chegaram ao centro. “Mulheres tiveram que se trancar. Tentaram arrombar a porta. A ordem era pra matar. Só não conseguiram porque o segurança conseguiu dar dois tiros para o alto”, contou um monitor que preferiu não se identificar.

Os monitores reclamam que, no momento da ação, tinham apenas sete deles no local (3 mulheres e 4 homens), o que é considerado “muito pouco”. “Deveria ter pelo menos 12, para 30 adolescentes”.

Uma conversa em um grupo de WhatsApp mostra os monitores reclamando que a unidade  está vulnerável e que salas de aula são usadas como celas.

Veja:

Monitores reclamam da situação do centro e falam em resgate dos adolescentes (Foto: reprodução)

 A Fasepa informou que Polícia Militar foi acionada para realizar uma vistoria completa no espaço, além de buscas aos adolescentes nas áreas próximas à unidade.

A Fasepa disse ainda que nenhum servidor foi ferido durante o ocorrido.

(Antônio Santos/DOL)

MAIS ACESSADAS