Um dos principais símbolos da festa de Nossa Senhora de Nazaré, o cartaz oficial do Círio 2017 foi apresentado ontem à noite pela diretoria do evento. Uma multidão se aglomerava desde as primeiras horas da tarde, na Praça Santuário, em Belém, para acompanhar a exposição.

Este ano, a peça surpreendeu os fiéis pela simplicidade de sua composição. Em primeiro plano há a imagem de Nossa Senhora de Nazaré e ao fundo, pela primeira vez, a bandeira do Pará. Um dos destaques é a estrela da bandeira localizada ao lado da padroeira. O arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, explicou que o cartaz está diretamente relacionado ao tema do Círio deste ano: Maria, estrela da evangelização. “Não se pode ser paraense sem ser mariano. Queremos convidar o Pará para sermos a ponte para Jesus e que Maria seja luz aos nossos filhos”, disse Dom Alberto.

A arte é uma doação da agência Mendes Publicidade e a foto, montada por cerca de três horas em estúdio, é de autoria do fotógrafo Roberto Porpino. “Foi um grande privilégio fazer a foto do cartaz e o que me inspirou foi a imagem de milhões de pessoas tentando chegar perto de Nossa Senhora”, destacou.

ABERTURA

A apresentação do cartaz dá início à programação de evangelização do Círio. A partir de agora, os cartazes vão ser distribuídos a todas as paróquias da Arquidiocese.

A apresentação do cartaz foi precedida pela missa de descida do Glória da imagem original de Nossa Senhora de Nazaré. O acontecimento é raro e só ocorre duas vezes ao ano, mais precisamente durante o lançamento do cartaz e no Círio. A descida marca o aniversário de elevação da Basílica à condição de Santuário Mariano, que este ano fez 11 anos.

Centenas de pessoas lotaram a igreja para acompanhar a solenidade. Momento de tensão e muita oração, a imagem foi descendo aos poucos, pelas mãos dos guardas da Santa até chegar a Dom Alberto. A descida também é uma oportunidade para que as pessoas fiquem mais próximas de Nossa Senhora.

Emocionada, a pedagoga Andrelina Rodrigues, 53, chorou durante os cinco minutos de ritual. “Fiquei muito emocionada porque ela é a fé que a gente carrega. Vim pedir pela vida e saúde de toda a minha família”, comentou.

A imagem foi colocada em um nicho nas proximidades do altar da igreja e vai ficar exposta até o próximo dia 31 deste mês.

(Leidemar Oliveira/Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS