Índios da etnia Gavião, aldeias Kripei e Krijoherekateje interditam a Estrada de Ferro Carajás (EFC) à altura do quilômetro 702, no município de Bom Jesus do Tocantins, no Sudeste do Pará, desde o último domingo (28). Segundo a mineradora Vale, o bloqueio é feito por um grupo de indígenas que pretende se separar dos Parkatêjê (da etnia Gavião, localizada na Terra Indígena Mãe Maria), para formar uma nova aldeia, processo que aguarda decisão judicial e independe da Vale. 

Os índios reivindicam da mineradora o mesmo tratamento que é dispensado as outras 10 aldeias que compõem a Reserva indígena Mãe Maria, em Bom Jesus do Tocantins. O bloqueio impede o tráfego do trem de passageiros, de minério e de cargas em geral, e ainda de combustível que atende a postos das regiões sul e sudeste do Pará.

A Vale informa ainda que já ingressou com pedido de liminar de reintegração de posse. A mineradora afirma que desde a implantação da estrada de ferro, nos anos 80, mantém relacionamento com os Povos Indígenas tendo como base o diálogo aberto e o respeito mútuo.

(Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS