Cerca de 100 funcionários da empresa Fênix - responsável pelas linhas de ônibus 40 Horas-Marituba, Icuí-Cidade-Nova, PAAR-São Braz e PAAR-Ceasa - estão paralisados na manhã desta terça-feira (20).  Com a paralisação, a expectativa é que ao menos 50 mil pessoas estejam sem ônibus.

Desde a última segunda-feira (19), o Sintram (Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Ananindeua e Marituba) já havia informado que os funcionários retornarão às atividades somente se tiverem as suas reivindicações atendidas, o que ficou definido em assembleia geral realizada no final da tarde de ontem.

Os trabalhadores relatam que estão com os salários atrasados, além de vários trabalharem de maneira informal, isto é, sem a carteira de trabalho assinada. Há também reclamações sobre não receber o adicional por insalubridade e horas extras.

"Eles (os patrões) dizem que vão assinar, mas nunca assinam", pontua Huerlem Ferreira, presidente do Sintram. O presidente informa ainda que entre os 100 funcionários da empresa, apenas cerca de 15 possuem contrato de trabalho.

Dentre outras irregularidades, o Sintram disse ao DOL também aponta que a empresa não oferece férias regulares aos funcionários e que já enviou o ofício de paralisação ao Ministério Público do Pará.

De acordo com José Marcos, diretor do Sintram, até o momento os rodoviários ainda não foram chamados para reunião com representantes da empresa.

O DOL tenta contato com a empresa de ônibus.

(DOL)

MAIS ACESSADAS