Os médicos anestesistas da Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas no Estado do Pará (Coopanest-PA) irão paralisar os atendimentos eletivos (com agendamento) para o Sistema Único de Saúde (SUS) em Belém, por causa de atrasos nos pagamentos pela Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma).

De acordo com uma representante da cooperativa, que não quis se identificar, o período de atrasos no pagamento é considerado longo. de aproximadamente 10 meses. “A cooperativa já tentou negociar, já reunimos. Sabemos que o serviço é contínuo, se continuamos até hoje é porque sabemos que a população precisa”, afirma a cooperada.

Com a paralisação, cerca de 225 anestesistas irão deixar de realizar cirurgias eletivas para o SUS nas primeiras horas de quinta-feira. O atendimento cirúrgico de urgência e emergência deve ser mantido neste momento, segundo a representante da cooperativa.

“Nós entendemos a necessidade da população, mas, por mais que o serviço seja contínuo, a responsabilidade em mantê-lo é do ente público. Eles precisam ter essa responsabilidade com a população”, concluiu a cooperada.

O DOL encaminhou solicitação de nota para a Prefeitura de Belém e aguarda retorno. 

(DOL)

MAIS ACESSADAS