O IBGE inicia nesta segunda-feira (26) no Pará, a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2017/2018. A pesquisa é a mais abrangente investigação sobre os padrões de renda e consumo das famílias brasileiras. No Pará, durante 12 meses, serão visitados mais de 2.800 domicílios em cerca de 40 municípios, para atualizar os itens de consumo das famílias e o peso de participação dos produtos e serviços na inflação oficial do país, através do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Pelo nível de detalhamento das condições de vida da população, a POF é fonte de informações para pesquisas e estudos acadêmicos de inúmeras instituições e empresas, além de auxiliar o monitoramento de 10 dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável adotados pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Em diferentes formatos, a POF vem sendo realizada desde 1970 e detectou as principais alterações nos hábitos de consumo dos brasileiros, como a importância cada vez maior das refeições fora de casa e, mais recentemente, o crescimento do consumo digital, relacionado à popularização da telefonia celular e da internet. 

(Com informações do IBGE)

MAIS ACESSADAS