Com a chegada das férias escolares, os balneários devem ficar lotados e Belém, mais vazia. É nesse cenário de pouca movimentação que os criminosos costumam agir. São arrombamentos de residências, roubos a veículos, assaltos nas ruas e dentro de agências bancárias. Por isso, os cuidados diários com a segurança devem ser redobrados.

Para diminuir os riscos de se tornar vítima de criminosos, é preciso seguir 3 regras básicas: Não fique vulnerável, evite atrair a atenção e não dê oportunidades. É o que orienta o major Jorge Araújo, comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar da capital (1º BPM).

COTIDIANO

Segundo ele, tanto quem vai viajar quanto quem permanece na cidade não podem esquecer as precauções essenciais, com a residência, na saída e na chegada em casa, no trânsito, na hora de passear ou praticar exercícios físicos nas ruas e no momento de sacar dinheiro em uma agência bancária (ver box). “São pequenos atos do cotidiano que a população pode fazer e que vão minimizar a probabilidade de ser assaltado”, garante Araújo. Mesmo com o reforço policial nos balneários, o major diz que ações da Polícia Militar continuarão pelas ruas da capital.

(Michelle Daniel/Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS