A Universidade Federal do Pará (UFPA) é pioneira na pesquisa na área de biotecnologia em reprodução animal. Por meio da técnica de ovum pick-up e fertilização in vitro, o Laboratório de Fertilização do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFPA anunciou o nascimento do primeiro búfalo gerado pela técnica no Norte. O projeto contou com a colaboração de alguns pesquisadores da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), além da parceria com a Empresa Bubras, proprietária da fazenda onde foi feito o experimento.

O laboratório trabalha desde 1994 com reprodução de bovinos e bubalinos e aperfeiçoamento da técnica de fertilização in vitro e há dois anos desenvolve esta parceria. O projeto uniu as competências acadêmicas da UFPA e da Ufra com a infraestrutura do rebanho de búfalos da empresa Bubras. Assim, foi possível a aplicação na prática dos resultados das pesquisas acadêmicas, resultando no novo bezerro.

TÉCNICA

A biotécnica de ovum pick-up e fertilização in vitro tem por objetivo promover o melhoramento genético do rebanho. Ela utiliza sêmen de reprodutores selecionados para fertilizar oócitos de matrizes com grande potencial genético de produção. Tanto a fêmea quanto o macho apresentam grande produção de leite ou carne, e seus embriões são transferidos para vacas que atuam apenas como “barriga de aluguel”. Essa técnica propicia a multiplicação do rebanho em menor tempo.

(Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS