Belém sedia até amanhã, no Hotel Sagres, o II Congresso Internacional de Psicologia Jurídica. Reunindo profissionais e acadêmicos das áreas de psicologia, direito, jornalismo, entre outras, o evento é promovido pela Associação Brasileira de Psicologia Jurídica - ABPJ e tem como tema “Violência: desafios à psicologia jurídica para intervir e prevenir”. Quatro sub-áreas da Psicologia Jurídica serão abordadas: Psicologia Investigativa, a Forense, a Criminal e a Penitenciária. 

A organização estima a participação de cerca de mil congressistas no evento, que começou na última segunda-feira (3). Dois palestrantes internacionais e dois locais vão compartilhar suas experiências e conhecimentos acerca das áreas da Psicologia Jurídica.

Presidente da ABPJ, o psicólogo e mestre em Criminologia, Altiere Ponciano Lima, explica que o objetivo do evento é buscar entendimento sobre os diversos tipos de violência, como a alienação parental, violência de gênero e violência doméstica. “Vamos observar como isso se torna um desafio para o profissional da psicologia, não só para intervir, mas como pensar a prevenção à violência”, diz.

O congresso tem uma perspectiva social, uma vez que o Brasil – segundo dados colhidos pela ABPJ, possui a 4º maior população carcerária do mundo, conforme ressaltou Altiere.

(Pryscila Soares/Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS