Jovens da Igreja Batista Missionária da Amazônia vão passar as férias de uma forma diferente. Em vez de praias e curtição, parte do mês de férias será dedicado aos mais carentes. É que eles integram o Projeto Mochilão, que tem o objetivo de incentivar os jovens a seguirem o exemplo da religião, ajudando a quem mais precisa. Realizado desde 1995, sempre no mês de julho, o projeto consiste em ações sociais em comunidades carentes do Estado. 

As ações incluem desde mutirões até reforma de casa e doação de eletrodomésticos a uma família carente. Tudo é feito com a ajuda de voluntários, que realizam o trabalho braçal, incluindo pintura de parede, reboco, decoração, jardinagem, limpeza, etc. 

APRESENTAÇÕES

A coordenadora, Rosângela Ramos, explica que a iniciativa começou durante as ações evangelizadoras da Igreja nas comunidades. “A gente foi percebendo a necessidade das pessoas e também a oportunidade de envolver a juventude em boas ações”, diz Rosângela. A pastora Renata Barcelar lembra que, assim como Jesus, os missionários devem demonstrar amor ao próximo. “Mudar a história de vida de alguém para melhor é o que mais nos motiva”, comenta Barcelar. Este ano, a programação acontece no período de 18 a 30 deste mês em Benfica, Águas Lindas, Mosqueiro e Belém. Na noite da última sexta-feira (7), o grupo realizou o espetáculo “Era uma vez um reino diferente”, que conta a história de um rei muito amoroso e que gostava de levar alegria às pessoas mais sofridas. 

Na história apresentada pelas crianças, esse rei é o próprio Deus. Toda a renda foi revertida para custear as ações sociais. Brenda Martins, 20 anos, é uma das organizadoras da peça e está entre os 45 jovens que atuarão no “Mochilão” neste ano. “É muito gratificante levar amor e carinho para quem precisa. Me sinto mais realizada aqui do que na praia”, afirma Brenda.

(Leidemar Oliveira/Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS