O reparo emergencial no telhado do Mercado de São Brás, em Belém, foi concluído pela empresa de engenharia contratada pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) para realizar o serviço. O trabalho durou cerca de uma mês e foi concluído na última quinta-feira (3).

Parte do teto de vidro do prédio histórico desabou durante uma chuva ocorrida na tarde do dia 28 de junho.

As placas do revestimento de metal soltaram, atingindo a parte do telhado acima do setor de venda de móveis.

A cobertura de vidro, que também sofreu avarias, foi substituída em cerca de 140 metros quadrados. A estrutura metálica onde os vidros ficam encaixados receberam pintura anti-corrosiva e a calha receberá uma manta impermeabilizante, detalhou  o engenheiro responsável.

Com 106 anos, o prédio passou por poucas reformas, reclamam os comerciantes do local. Presidente da Associação dos Feirantes do Complexo de São Brás e da Associação dos Feirantes de Belém, Rosana Martins conta que vários ofícios foram entregues à Prefeitura Municipal de Belém pedindo reformas para o prédio, mas não houve resposta.

Ela lembra que quando o Mercado completou 100 anos, a administração municipal prometeu resolver o problema da caixa de energia do mercado, mas até hoje as fiações seguem completamente embaralhadas no local.

(com informações da Agência Belém)

MAIS ACESSADAS