Cerca de 100 mil pessoas estão sem água em Marabá, no sudeste paraense, há três dias, após uma falha em duas bombas de captação de água da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), durante uma operação de limpeza e inspeção.

O problema atingiu a população dos núcleos Cidade Nova e Nova Marabá e moradores fazem longas filas para buscar água nos chafarizes disponibilizados pela prefeitura.

O morador da Folha 16, José Carlos, disse que a fila estava pequena nesta quinta-feira (24), comparada ao dia anterior. “Estamos correndo pra cá para pegar água para cozinhar, tomar banho e fazer tudo”, contou o morador.

Técnicos da Cosanpa, de Belém, chegaram ao município na manhã de hoje para iniciarem o serviço de desmontagem das bombas de captação de água bruta que apresentaram falha.  Segundo a Companhia, a cidade já começou a operar na distribuição de água tratada desde a tarde ontem (24), porém o abastecimento ainda não chegou em boa parte das residências.

Moradores estão precisando se virar atrás de água (Foto: divulgação)

De acordo com o gerente regional da Cosanpa em Marabá, Paulo Barbosa, a segunda bomba poderia funcionar a partir das 23 horas de ontem (24) e esperam que o abastecimento seja normalizado na manhã deste sábado (26).

“Trabalhamos a noite quase toda, os equipamentos estão em Marabá sendo instalados na estação de tratamento. São bombas de alto poder de captação. É um trabalho minucioso, e não pode haver falhas, pois é um serviço hidráulico complementado com a parte elétrica”, explica Paulo.

A falha nas bombas aconteceu na quarta-feira (23) durante uma operação de limpeza e inspeção em duas bombas que captam a água do Rio Tocantins, devido ao acúmulo de lixo nos equipamentos. Mas a população reclama que freqüentemente sofre com a falta de água em Marabá.

(com informações de Jéssika Ribeiro/Sucursal do Diário do Pará em Marabá)

MAIS ACESSADAS