Uma grande queimada está destruindo partes da floresta da serra que fica próxima ao Campo Experimental de Tucumã, no sul do Pará, desde o último sábado (26). A serra fica localizada a cerca de 100 metros da área residencial do município e já afetou algumas plantações da agricultura familiar. Até esta terça-feira (29), o fogo continuava atingido a área.

Segundo o secretário de meio ambiente do município, Clarismar Oliveira, o 10º Grupamento Bombeiro de Redenção, distante cerca de 270 quilômetros de Tucumã foi acionado ainda no sábado, mas até a manhã desta terça-feira (29) eles não compareceram na cidade. “O fogo que já queimou boa parte da serra já está no final, já está acabando”, declarou o secretário.

Ele menciona que agentes da Secretaria de Meio Ambiente estão fazendo um trabalho de conscientização na comunidade de Tucumã para evitar as queimadas que são comuns na região e nesta época do ano. Ele menciona que os pessoas que atuam na secretaria não são suficientes para trabalhar no combate direto ao fogo.

Alunos de uma escola estadual de Tucumã, sudeste do Pará, encontraram um tamanduá-mirim que apresentava marcas de queimadura. Ele foi resgatado e atendido por uma bióloga que disse que o animal provavelmente fugiu da serra que fica perto do campo experimental do município. 

Por conta da destruição da floresta, o tamanduá resgatado deve receber tratamento e, assim que estiver recuperado, será reintroduzido à natureza em uma área que não foi afetada pelo fogo.

O DOL entrou em contato com o Corpo de Bombeiros e aguarda retorno.

(DOL com informações de Michel Garcia/Marabá)

MAIS ACESSADAS