Cerca de 3 mil pessoas devem acompanhar o 39º Círio de Nossa Senhora do Bom Remédio, do Conjunto Satélite, em Belém. A procissão reúne fieis de vários conjuntos do entorno da paróquia. Este ano, o Círio tem como tema “Nossa Senhora do Bom Remédio, mãe de graças e favores”. Já o lema “Como posso merecer que a mãe do meu Senhor venha me visitar?”, faz alusão à visitação da imagem de Nossa Senhora Aparecida.

A programação inicia às 8h30, com missa realizada na comunidade do Imaculado Coração de Maria, na Praça Central do Conjunto Pedro Teixeira. Em seguida, os romeiros saem em procissão para a Praça Matriz do Conjunto Satélite e termina com missa de encerramento para as pessoas doentes da comunidade. O percurso deve durar cerca de três horas com paradas para as tradicionais homenagens e manifestações de fé dos moradores.

Nossa Senhora do Bom Remédio é um título atribuído a Nossa Senhora, mãe de Jesus. É considerada a santa dos pobres e doentes. De acordo com a tradição católica, 800 anos atrás, Cristãos estavam sendo capturados pelos mouros e vendidos como escravo. Em 1198, São João de Matha fundou a Ordem dos Trinitários para ir aos mercados e comprar os escravos cristãos e libertá-los. Recorreram, então, ao auxílio de Maria Santíssima, o remédio para todas as necessidades. Depois de atendidos, conseguiram libertar da escravidão milhares de pessoas. Em gratidão, São João honrou Maria com o título de Nossa Senhora do Bom Remédio.

Diz a lenda, ainda, que uma senhora com uma criança no colo surgiu em uma comunidade camponesa, no sul da Itália, em uma época de fortes epidemias, distribuindo comida e remédios para pessoas carentes. No Pará, a devoção à santa data de 1934 e em Belém, essa tradição mariana começou no Conjunto Satélite. “As pessoas reconhecem as graças de Nossa Senhora e se preparam o ano tornando o Círio um momento de grande confraternização e preparação ao Círio de Nazaré”, explica Keila Araújo, integrante da Comissão do Círio.

(Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS